Muitas pessoas usam smartphones hoje em dia, e cuidado nunca é demais ao se utilizar a internet. Se você comprou um celular ou tablet Android para seu filho, é uma boa ideia configurar alguns controles de pais para filtrar conteúdos no dispositivo e evitar que o pequeno seja exposto ao que não deve. É possível criar um perfil restrito no sistema, instalar um aplicativo de terceiros ou configurar um controle restrito na Play Store.

Método 1
Método 1 de 3:

Criando perfis restritos

  1. Localize o ícone da engrenagem na tela principal ou no painel de notificações e toque nele.
  2. Toque em Adicionar usuário ou perfil e selecione a opção Perfil restrito.
  3. Na tela seguinte, selecione a opção de segurança de sua preferência e configure-a. As opções disponíveis são: PIN, senha e padrão de desbloqueio.
    • Ao terminar, uma tela aparecerá, listando todos os aplicativos instalados no aparelho. Ao lado de cada um deles, haverá um botão de ON/OFF.
  4. Toque no ícone de três linhas ao lado do Novo Perfil na tela de configuração. Uma janela se abrirá. Digite o nome desejado para o usuário e toque em Ok.
  5. Se quer que o seu filho tenha acesso apenas aos jogos e não às redes sociais, selecione apenas os jogos na tela, deixando o botão deles como ON. Os aplicativos restritos devem ser deixados na opção OFF.
  6. Feche o menu Configurações e bloqueie a tela do celular. Ao pressionar o botão de desbloqueio, dois usuários aparecerão na tela. Selecione o perfil restrito e desbloqueie-o seguindo a configuração definida anteriormente.
    • Se abrir o menu do celular, apenas os aplicativos selecionados para o perfil aparecerão.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Utilizando um aplicativo de terceiros

  1. Abra a loja do Android e faça uma pesquisa por "controle dos pais". Escolha um dos aplicativos na lista de resultados e leia a descrição do software para escolher qual a melhor opção para você. Tomada uma decisão, toque em Instalar e baixe o aplicativo.
  2. Ele provavelmente será instalado na tela principal do celular.
    • Assim que o aplicativo abrir, confira as opções de configuração. Normalmente, é possível separar os aplicativos liberados para seu filho com diferentes categorias. Essa será a tela que o pequeno verá ao usar o celular.
  3. Normalmente, a senha do aplicativo será utilizada pelos pais para fazer alterações nas configurações e desativar o modo de controle. Assim, seu filho não poderá alterar as opções do aplicativo e nem encerrá-lo sem querer.
    • A opção para se criar a senha normalmente fica no menu Configurações, que pode ser identificado também por uma engrenagem, por três bolinhas ou três riscos.
    • Localize a opção Criar senha, Criar PIN ou algo parecido e abra-a. Digite a senha desejada e toque em Ok.
    • Para mais segurança, o aplicativo pode pedir que você responda uma pergunta de segurança para caso se esqueça da senha em algum momento.
  4. Insira o nome, o aniversário e o gênero do pequeno nos campos disponíveis e toque em Ok.
  5. No menu Configurações, selecione a opção adequada para liberar os aplicativos que seu filho deve poder acessar. Ao terminar, toque em Ok.
  6. Feche o aplicativo e abra-o novamente. Digite a senha e a tela só abrirá os aplicativos que você liberou no Passo anterior. Pronto, agora seu filho pode usar o aparelho com segurança.
    • Seu filho não conseguirá encerrar o modo de controle dos pais ou alterar as configurações do aplicativo sem saber a senha.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Configurando o controle dos pais na Play Store

  1. Ele é representado por uma sacola branca de compras com um botão de play colorido.
  2. Abra o menu principal tocando no ícone de três linhas no canto superior esquerdo e selecione a opção Configurações.
  3. A opção fica abaixo do cabeçalho Controles de usuário.
  4. Toque na opção O controle dos pais está para ativar a chave.
  5. O aplicativo solicitará que você digite o PIN do aparelho para confirmar a habilitação do modo de controle. Em seguida, crie uma senha para alterar as configurações de controle dos pais. Confirme a senha novamente e toque em Ok.
  6. Toque em Apps e jogos para abrir uma tela de configuração de restrição etária. Por exemplo, ao selecionar a opção Classificação 10 anos, a Play Store só exibirá aplicativos próprios para crianças com dez anos ou mais. Selecione a classificação desejada.
    Publicidade

Dicas

  • Os tablets Android permitem a criação de perfis restritos que controlam o acesso dos filhos. Essa opção foi disponibilizada a partir da versão 4.2 do Android.
  • Existem muitos aplicativos de controle dos pais disponíveis na Play Store. Alguns são gratuitos e outros pagos. As opções disponíveis dependerão do aplicativo, mas os mais básicos normalmente são mais do que suficientes.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

O wikiHow é uma "wiki"; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, autores voluntários trabalharam para editá-lo e melhorá-lo desde seu início. Este artigo foi visualizado 41 864 vezes.
Categorias: Pais e Filhos | Android
Publicidade