A restauração ou redefinição de um dispositivo, como smartphones e Tabletes, fará com que todo os dados nele contidos sejam perdidos. No entanto, é possível recuperá-los se você possuir um backup. Leia este artigo para aprender a realizar a restauração das informações armazenadas no Google.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Criando um backup do Google Drive

  1. Abra o menu “Configurações”, representado pelo ícone de uma engrenagem, que estará na tela inicial ou na lista de aplicativos.
  2. O nome da opção pode ser diferente, como “Backups” ou “Contas”, dependendo da fabricante do aparelho ou da versão do seu Android.[1]
  3. Pule esse passo se o seu smartphone for um Google Pixel.
    • Neste menu, verifique qual o endereço de e-mail que será usado para criar a cópia de segurança. Será pedido que o usuário faça login através dele para conseguir restaurar os dados. As informações da conta estarão no topo da tela.
  4. Toque no botão ao lado de “Fazer backup no Google Drive” para ativá-lo . Aqui, você também encontrará a data e o horário do último backup automático; se nada estiver listado, continue. Se você considerar que a cópia é recente e pode ser utilizada após a redefinição, não será preciso criar o backup. Vá até a seção com os passos para reverter o Android ao estado original de fábrica.[2]
    • Se o botão já estiver ativado, confirme que o Android faz backups automáticos por Wi-Fi e está inativo ou carregando a bateria há pelo menos duas horas.
  5. Insira o código PIN ou a senha do Android para criptografar o backup, evitando que outras pessoas consigam acessar o conteúdo copiado.
    • Contatos, mensagens SMS, configurações gerais e de aplicativos são alguns dos dados salvos no backup.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Restaurando o Android

  1. Abra o menu “Configurações”, representado pelo ícone de uma engrenagem, que estará na tela inicial ou na lista de aplicativos.
  2. Dependendo do fabricante e da versão do Android, o menu terá um nome diferente, como “Backup e restauração”.
  3. Todos os dados contidos no aparelho, incluindo fotos, contatos, mensagens de texto e informações de aplicativos, serão apagados.
    • O menu também pode se chamar “Redefinição de fábrica”. Usuários que estiverem nas versões 5 a 8 do Android poderão pular o próximo passo.[3]
  4. Na próxima página, o usuário verá todos os dados que serão excluídos, bem como quais contas estão logadas no dispositivo.
  5. Confirme que deseja realizar o processo tocando em “Apagar tudo” para que o sistema operacional comece a excluir todas as informações e retorne às configurações de fábrica.
    • Se algum aplicativo estava interferindo no desempenho do aparelho, ele será removido e o Android deverá voltar a funcionar normalmente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Restaurando um backup do Google

  1. Depois que a redefinição terminar, o smartphone não terá nenhum programa ou configuração para que seja possível definir livremente suas preferências.
  2. O processo será igual à configuração inicial de qualquer aparelho Android: o usuário terá que escolher o idioma, no menu suspenso “Bem-vindo”, e prosseguir tocando em “Iniciar”.
  3. Não se esqueça de selecionar “Detalhes” ao lado de cada ponto da lista.
  4. O botão ficará disponível depois que você marcar que leu os termos e condições.
  5. Toque em uma para conectar-se a ela.
    • Depois de fornecer a senha da rede e estabelecer a conexão, toque em “Próximo”.
  6. Em dispositivos Android, é necessário conectar a conta do Google ao aparelho para prosseguir com a configuração.
    • Depois de informar o seu e-mail ou número de telefone, toque em “Próximo”. Insira a senha e mais uma vez escolha “Próximo”.
    • Se a verificação em dois passos estiver habilitada, siga as instruções para confirmar a sua identidade.
  7. Depois de entrar no perfil do Google com a cópia de segurança, será perguntado se você deseja utilizá-la para recuperar os dados do Android.
    • O backup será desbloqueado depois que você informar o padrão ou código PIN que protege os dados.
    • O processo de restauração pode demorar um pouco.
  8. Agora, os passos vão variar de acordo com a operadora que você possui para finalizar a configuração do Android.
    Publicidade

Dicas

Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Mitch Harris
Coescrito por :
Especialista em Tecnologias do Consumidor
Este artigo foi coescrito por Mitch Harris. Mitch Harris é Especialista em Tecnologias do Consumidor em San Francisco. Possui uma empresa de Consultoria em TI chamada Mitch the Geek, que ajuda indivíduos e negócios a otimizar questões envolvendo home office, segurança de dados, suporte remoto e cibersegurança. Mitch é formado em Psicologia, Inglês e Física com distinção pela Northern Arizona University. Este artigo foi visualizado 44 512 vezes.
Categorias: Android
Publicidade