Precisa instalar um programa do Linux a partir de um arquivo TGZ? Primeiro, é importante esclarecer que se trata de um item de compactação, como o ZIP no Windows, ou seja, que possui diversos outros arquivos comprimidos e que devem ser extraídos antes da instalação do aplicativo. Pode até parecer complicado, mas não é, mesmo para quem não possui muita prática com a linha de comando. Leia este artigo para saber a maneira mais fácil de compilar e adicionar um programa em vários “sabores” (flavors) do Linux, como Ubuntu, Debian e Kali, a partir de um arquivo TGZ.

1

Vá até o diretório com o TGZ.

  1. Através dele, entre no diretório em que o TGZ está localizado e clique com o botão direito em um espaço em branco. Selecione “Abrir no Terminal”.
    • Outra opção é usar o comando cd em uma janela do Terminal para acessar a pasta. Por exemplo, se o TGZ está na Área de Trabalho, basta digitar cd Desktop para ser levado a ela.
    • Não é difícil e nem incomum instalar programas a partir desse tipo de arquivo, porém é mais fácil com um gerenciador de pacotes.
    Publicidade
2

Descompactando o TGZ no Linux.

  1. Substitua “nomedoarquivo” com o nome do item compactado. Todo o conteúdo dele será extraído à pasta atual.[1]
    • Execute ls -a para visualizar os itens no diretório atual. Uma nova pasta, com os arquivos que foram extraídos, será exibida.
4

Visualize o README ou o INSTALL.

  1. Nele, haverá instruções específicas para compilar e instalar o software, portanto, leia e saiba quais os requerimentos do sistema e outras ações que precisará realizar. Há algumas maneiras de ler o conteúdo do arquivo:
    • Digite cat README para vê-lo de uma só vez e por completo.
    • Caso ele tenha várias páginas, será mais fácil utilizar o more README para ler uma página por vez do arquivo. Pressione a barra de espaço ou a seta para baixo para navegar por elas.
    • Se no README ou no INSTALL houver instruções para fazer alterações em um certo item, basta alterá-lo através de um editor de texto, como o nano ou o vim.
5

Execute o script “configure” no Linux.

  1. Se o script “configure” for encontrado, execute ./configure, cujo comando prepara o software para o seu computador e cria um Makefile.[2]
    • Caso ocorra um erro com o “configure” devido à falta de alguma dependência, será preciso instalá-la antes de compilar e adicionar o programa. Para fazer isso, use um gerenciador de arquivos do Linux, como o ”Synaptic”, o “apt-get” ou o “dpkg”.
    • Se não há script configure, leia novamente o README (ou INSTALL). Talvez seja necessário executar um script com um nome diferente, como o install.sh. Antes de fazer isso, é preciso transformá-lo em executável através do comando chmod u+x install.sh. Rode-o digitando ./install.sh.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Blain Gunter
Coescrito por :
Blain Gunter
Este artigo foi escrito em coautoria com Blain Gunter, que participa de nosso time de coautores. Os coautores do wikiHow trabalham com nossos editores para tornar nosso conteúdo tão detalhado e abrangente quanto possível. Este artigo foi visualizado 6 731 vezes.
Categorias: Linux
Publicidade