Descascar e limpar camarões é algo simples que pode ajudá-lo a economizar dinheiro, desde que esteja disposto a realizar o processo por conta própria. Primeiro, a cabeça é removida, seguida das patas e da casca. Descasque e limpe utilizando uma faca própria de cozinha. Continue lendo para aprender mais sobre como descascar e limpar camarões, deixando-os prontos para preparar esse delicioso fruto do mar.

Método 1
Método 1 de 3:

Descascando camarões

  1. Muitos cozinheiros defendem deixar a casca durante o preparo para dar mais sabor ao prato, já que ela possui um gostinho muito particular. No entanto, algumas pessoas preferem descascar o camarão antes de cozinhá-lo, facilitando na hora de comer.
    • Caso queira manter a casca no corpo mas prefira retirar as patas e os nervinhos, use uma tesoura de cozinha para fazer um corte na parte de trás, permitindo que ele seja limpo e descascado após o preparo.
  2. Às vezes, os camarões ainda vêm com a cabeça. Ela deve ser retirada ou cortada antes de tudo.[1]
  3. Posicione o camarão entre os dedos e puxe várias de uma só vez. Costuma ser fácil retirar as patas do corpo do camarão.
  4. A partir da cabeça, coloque os dedos sob a casca e puxe-a cuidadosamente, removendo-a do corpo sem quebrá-la.
  5. Alguns cozinheiros gostam da aparência do camarão com cauda no prato, enquanto outros preferem retirá-la.
  6. Coloque-as em um saco e deixe-as no congelador para quando quiser preparar caldo de camarão. É um ótimo ingrediente para acompanhar bisque de camarão e outras sopas de frutos do mar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Limpando o camarão

  1. Ele deverá ter cerca de meio centímetro. A carne aparecerá, revelando um nervo preto e branco sob a superfície. Na verdade, esse é o trato digestivo do camarão, que inclui cólon e estômago.[2]
  2. Comece erguendo-o com os dedos.
  3. Tente puxar de uma só vez para não rasgá-lo. Com a faca, corte partes da carne que possam estar atrapalhando e descarte o nervo.
  4. Alguns também apresentam esse nervinho nessa parte do corpo. Se encontrá-lo, faça um segundo corte na área e levante o nervo utilizando a faca e os dedos.
  5. O nervo pode ser um pouco grudento, logo, verifique se não há nenhuma parte presa ao camarão ou aos dedos.
  6. Eles deterioram rapidamente no ar quente, logo, precisam ser mantidos em um local fresco enquanto você não os prepara, como na geladeira.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Utilizando a técnica do garfo

  1. Olhe o camarão no local onde estava a cabeça (ou seja, você precisa removê-la antes) e verifique se existe um pontinho preto ou nervo logo abaixo da casca, na parte superior do camarão.
  2. À medida que o "dente" do garfo se aprofunda no corpo do camarão, ele ficará mais reto e, com a pressão aplicada, a coluna será quebrada, retirando também a casca, ou seja, realizando a limpeza e o descasque de uma só vez.
    • Esse método também pode ser realizado com uma ferramenta especializada para o descasque de camarão (que pode ser adquirida em locais que vendem frutos do mar), mas o garfo de churrasco também funciona muito bem.
    • Deixar o camarão sob água corrente fria ao limpá-lo ajuda a desprender o nervo, agilizando o procedimento.
    Publicidade

Dicas

  • Vá com calma e tome cuidado, pois a casca é afiada o suficiente para cortar a pele.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Jennifer Levasseur
Coescrito por :
Chef Pessoal
Este artigo foi coescrito por Jennifer Levasseur. A Chef Jennifer Levasseur é Chef Particular e Proprietária da The Happy Cuisiniere em Breckenridge, Colorado. Possui 12 anos de experiência no ramo da gastronomia e é especialista nas cozinhas Rústica Contemporânea e Montanhesa. Além disso, cria receitas e modifica cardápios de acordo com restrições alimentares individuais — fazendo pratos sem glúten, vegetarianos, veganos, pescetarianos e sem lactose. É formada em Marketing e Administração pela University of Houston e em Gastronomia e Confeitaria pelo Houston Community College. Este artigo foi visualizado 128 146 vezes.
Publicidade